O método da ‘peer instruction’, revolucionou o aprendizado dos alunos do professor Eric Mazur tanto na Universidade de Harvard e os de Oxford, na década de 2000, solucionando questões do déficit de atenção, interesse e participação dos alunos em sala.
Este método auxilia eficientemente ao professor a utilização de temas a serem debatidos e acompanhar se as conclusões dos alunos caminham para a direção correta desejada, sendo utilizado nas escolas do 2º grau e faculdades na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Segundo o professor Eric Mazur, “me incomodava o fato de que, poucos professores conseguiam prender a atenção dos seus estudantes por uma aula inteira, problema este que atingia a todos os cursos, no mundo todo”.
Os alunos são distribuídos em pequenos grupos, devendo apresentar suas conclusões diante das questões apresentadas pelo professor ou orientadas por ele a serem feitas; após conduz as discussões até que todos cheguem a uma melhor resposta ou que saibam o porquê dos porquês.
“Este novo formato, permite que os alunos fixem melhor os conteúdos e adquiram a capacidade de raciocinar e resolver os problemas apresentados sobre as questões mais adversas do dia-a-dia”, comentário do prof.Mazur.
Os temas nas aulas são atuais e locais a serem abordados e estes serão bem administrados, evitando quaisquer lacunas para os alunos.
Para isso, é essencial que os alunos se preparem antes das aulas, uma vez que o professor poderá pedir uma leitura prévia, ou faça algumas perguntas sobre o assunto a ser abordado ao iniciar sua próxima aula.
Mas caso você não tenha tempo para fazer sua preparação, não preocupe! Porque sua aula irá ocorrer normalmente com a ajuda de seu professor.